Foi muito proveitoso o seminário “Ambientar: Diálogos pelo Rio Doce”, realizado no último sábado em Governador Valadares. Com palestras ricas, dinâmicas divertidas e ao mesmo tempo profundas, saíram todos do evento com o coração pulsando e com muita esperança de poder contribuir para um mundo melhor.
Os jovens vindos dos municípios da região do Médio Rio Doce (Governador Valadares, Caratinga, Sobrália, Fernandes Tourinho, Periquito, Alpercata, Tumiritinga, Galiléia e Conselheiro Pena) chegaram animados e pela manhã foram recepcionados com arte e poesia com artistas do Vale do Aço que por sinal, deu o tom das falas seguintes: a poesia faz parte da vida e a todos inspira.
Em seguida, houve uma Roda de Conversa com o ex-ministro do Meio Ambiente do governo Fernando Henrique Cardoso, José Carlos Carvalho. Ele lembrou como Governador Valadares já foi o centro de exportação de madeira para o mundo e hoje não se avista quase nenhuma árvore em suas terras, demonstrando a preocupação que o jovem precisa ter para que a região possa ser renovada com projetos que mudem esta realidade. “É na juventude que a gente sonha os mais caros e nobres sonhos. Sem os sonhos da juventude a sociedade não se transforma”, enfatizou José Carlos.
O outro convidado, o engenheiro agrônomo Rodrigo Oliveira Santana, que trabalha com assentamentos do MST na região, também lembrou que a poesia faz parte do dia a dia dos assentados e que as grandes mudanças devem passar, além dos fatores econômico e ambiental, também pela educação. E por isto a importância de projetos com o Pulsar Jovem pelo Rio Doce.
À tarde, os jovens participaram de uma dinâmica – A Casa das Sete Sabedorias – e todos puderam mostrar talentos, desenvolver autoconhecimento e deixar seu recado através de música, dança, desenhos e maquetes. Ao final, voltaram para as suas casas com a cabeça fervilhando de boas ideias para pensar o rio Doce sob um novo olhar, mais carinhoso, mas ao mesmo tempo, mais crítico.