No último dia 20 de abril, quase 600 jovens participaram, em Ipatinga, do seminário “Conexões: Juventudes e Meio Ambiente”. O evento contou com a presença do palestrante Henrique Lobo, internacionalmente reconhecido por suas pesquisas sobre mais de 50 rios em todos os continentes.
Ele apresentou um panorama geral dos recursos hídricos no mundo, mas tratou principalmente de sua experiência como estudioso da bacia hidrográfica do Rio Doce, na palestra “Rio Doce – os desafios de um caminho gerador de vida”.
O seminário faz parte das etapas formativas oferecidas no Ciclo II do projeto Pulsar Jovem Pelo Rio Doce, desenvolvido pela Fundação Geraldo Perlingeiro Abreu (FGPA) em parceria com a Fundação Renova.
Conhecimento e integração
Além de aumentar o repertório dos jovens sobre conhecimentos da temática socioambiental, outro objetivo do evento foi promover a integração entre eles, que pertencem aos 33 municípios atendidos pelo Pulsar Jovem. Desde novembro de 2023, as turmas do Ciclo II estão tendo formação teórica sobre temas diversos como a bacia do rio Doce, o território em que vivem, as emergências socioambientais mundiais e a prevenção de desastres.
Na etapa atual, os jovens vão começar a elaborar seus próprios projetos para que possam ser implantados em suas comunidades, colocando em prática o que aprenderam. “É uma oportunidade rica que eles vão ter nesta troca de experiências sobre o que já estão pensando em fazer. Eles vão poder verificar com outros jovens, de vários municípios, situações semelhantes e que possam se transformar em projetos compartilhados”, esclarece a coordenadora do projeto, Ana Marta de Sousa Inês.
Ambientalista Henrique Lobo
O palestrante Henrique Lobo, é conhecido mundialmente por seus estudos a respeito de rios em mais de 50 países. Com vasto conhecimento sobre a bacia do rio Doce – um dos pontos fortes de seus estudos – Henrique sensibilizou os jovens a respeito dos vários ciclos de exploração do rio Doce (ouro, madeira, pecuária) e como transformaram a realidade da região. Estimulou, ainda, os participantes do Pulsar Jovem a criarem projetos para melhorar as condições socioambientais de onde vivem.
Engenheiro agrônomo, sanitário e ambiental, formado pelas Universidades Federal de Viçosa e Católica de Minas Gerais, atua como relações institucionais da Estrada de ferro Vitória a Minas – VALE. Ele é membro do Comitê do Rio Doce e faz parte do Conselho Diretor do Instituto Terra, do fotógrafo Sebastião Salgado.
Henrique Lobo foi ainda membro dos Comitês dos Rios Santa Maria da Vitória e do Rio Jucu no Estado do Espírito Santo, do Conselho da Biosfera da Mata Atlântica, do Conselho do Fundo Nacional de Meio Ambiente, Presidente do CODEMA de Governador Valadares, Gerente de Meio Ambiente da Fundação Serviços de Educação e Cultura de Governador Valadares, além de ter tido participação técnica no Projeto França – Brasil do Rio Doce.
Veja mais fotos do evento na GALERIA DE FOTOS do nosso site.