No último dia 18, os educadores do Projeto Pulsar tiveram dia intenso de treinamento. Para iniciar os trabalhos, eles foram acolhidos pelos coordenadores Ana Marta Inez e Mário Taniguchi, e pelo presidente da FGPA, Sérgio Orlando Pires, que utilizou de oportunas falas de Rubem Alves para inspirá-los.
Depois das boas-vindas, os educadores realizaram uma atividade de autoanálise a respeito dos projetos dos jovens. Na sequência, foram organizados em grupos dos principais tipos de projetos que têm surgido nos núcleos, dividindo desafios, impressões e dúvidas particulares. Uma plenária foi realizada após os debates nos grupos e foram destacados pontos relevantes sobre os projetos.
Já na parte da tarde, os educadores foram recebidos em um clima de festa junina com música, guloseimas e muita animação. Após a diversão, todos voltaram ao trabalho, onde receberam orientações sobre o preenchimento da plataforma de projetos e sobre a planilha orçamentária que os jovens deverão fazer.
Para encerrar o dia com chave de ouro, foram entregues certificados à equipe de educadores, referentes à participação na etapa 1 da formação do Projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce que totalizou 120 horas de aprendizado para os jovens do Ciclo II.