Centenas de jovens participaram, no sábado (23), em Timóteo, do seminário “Ambientar: Diálogos pelo Rio Doce. O evento foi o primeiro grande encontro coletivo para os participantes do Ciclo III do projeto Pulsar Jovem Pelo Rio Doce.
Um dos pontos altos do seminário foi a roda de conversa com a bióloga Cláudia Diniz, coordenadora do Projeto Xerimbabo de Educação Ambiental da USIMINAS de 1998 a 2023, e com o pedagogo Maurício Ferreira, responsável técnico pela execução do Programa de Educação Ambiental em grandes empresas da região. Os jovens puderam tirar dúvidas sobre temas relacionados à educação ambiental e pensar propostas de futuros projetos a serem desenvolvidos em seus municípios.
Outro momento importante do Ambientar foi a participação dos jovens na dinâmica proposta pela educadora Marli Ribeiro, em que houve uma maior interação entre os participantes, com o desenvolvimento de atividades em que puderam mostrar talentos e dons variados.
Para Mário Taniguchi, um dos coordenadores do projeto, é de fundamental importância essa interação entre os participantes. “Além de propiciar uma visão mais ampliada a respeito dos grandes desafios e problemas socioambientais, é importante que os jovens possam se integrar e fazer uma grande rede de juventudes em prol dessa causa ambiental”, afirmou.
O evento contou a presença de jovens dos 33 municípios participantes do projeto Pulsar Jovem Pelo Rio Doce, desde Mariana até Conselheiro Pena, cidades separadas por uma distância de cerca de 400 quilômetros. As cidades estão incluídas no processo de reparação conduzido pela Fundação Renova, em face ao desastre da barragem de Fundão em 2015, no município de Mariana.