Um importante ponto turístico para a região a ser revitalizado. Esta é a proposta do projeto “EcoArte Jacroá”, fruto da ação de jovens participantes do projeto Pulsar Jovem pelo Rio Doce, criado dentro do programa de reparação das cidades atingidas pela barragem do Fundão em 2015. E foi com este objetivo que no dia 29 de março, Marliéria se movimentou com as ações de inauguração do “novo mirante” do Jacroá. Ele passou por um processo de pintura artística pela artista Simone Quintão, teve plantio de árvores em seu entrono e foi entregue à comunidade em uma grande festa.
Durante três meses, os proponentes do projeto “EcoArte Jacroá” levaram para os jovens das escolas municipal e estadual de Marliéria vivências e oficinas de conscientização e/ou preservação ambiental, como plantio de árvores e palestras. Na festa do dia 29 teve apresentação teatral “O Parque, com o Espaço Dama, do violeiro Matheus Horta, aluno da E.M. Liberato de Castro e da banda Arena, de Ipatinga, que fecharam a realização do projeto com uma grande festa.
Considerado um dos mais significativos pontos turísticos do Vale do Aço, o mirante do pico do Jacroá é bastante visitado por turistas e moradores por sua magnífica paisagem. Ele compõe a estrutura do Parque Estadual do Rio Doce e além de seu valor natural, o Pico do Jacroá tem ainda uma importância cultural para os moradores de Marliéria e das regiões vizinhas por ser considerado um símbolo de resistência e preservação ambiental. Nos últimos anos, no entanto, ele tem sofrido ações de vandalismo, o que provocou o distanciamento de pessoas. “Os jovens viram no local uma oportunidade de colocar em prática o que aprenderam no projeto Pulsar e com a criação do “EcoArte Jacroá”, esperam que a população aprenda a olhar com mais carinho para este imenso patrimônio”, comenta a engenheira ambiental Moara Fernandes, educadora do projeto Pulsar, uma das responsáveis pelo grupo de jovens de Marliéria.


